Juiz Principal

Igor Puorro

Consultor especializado em produção de cervejas e microcervejarias. Formado pela Brewlab, Reino Unido. Instrutor e palestrante sobre produção de cerveja, insumos, processos e estilos. Juiz Certificado BJCP (Beer Judge Certificate Program). Experiência como juiz ou organizador em mais de 30 concursos cervejeiros no Brasil, Argentina, Chile, Inglaterra e Uruguai.

Os avaliadores do concurso serão invariavelmente profissionais da área, Juízes, Sommeliers ou ora outros profissionais reconhecidos pela habilidade de avaliação. No momento do convite para a formação da banca avaliadora, o convidado deverá informar se possui relacionamento direto com marca(s) específica(s), bem como se deseja excluir uma Escola, cerveja ou grupo de cervejas, seja por condições sensoriais indesejadas ou pouco critério preliminar.

Relação de Juízes da Edição 2018

 

Marta Ibañez
Coordenadora de projetos / sommelier

Marta Ibañez é Bacharel em Artes Plásticas pela UnB, gestora de projetos culturais e sommelière de cervejas formada pela Escola Superior de Cerveja e Malte (onde está finalizando seus estudos de Master em Estilos) com certificação internacional pela Doemens Akademie. Colaboradora em vários veículos especializados do mercado cervejeiro, também é consultora na área e mantém parcerias com a Escola da Cerveja de Porto Alegre. Vive em Brasília e trabalha como Coordenadora do Núcleo de Sommeliers e Coordenadora de Eventos da Abracerva desde o início de 2018.

José Raimundo Padilha
Sommelier

Sommelier pela Doemens, Mestre em Estilos pelo Siebel, Bacharel em Comunicação pela PUC, docente da ESCM, Head Sommelier do The Beer Planet, Expert em Cervejas do Zona Sul, Colunista da Band News, jurado em concursos nacionais e internacionais, consultor de cervejarias, distribuidoras, importadoras, bares e restaurantes. Palestrante desde 1993, professor desde 1999, atua com educação cervejeira desde 2011. Especializado em Harmonização com Cerveja, introdução ao universo cervejeiro, formação de profissionais e treinamento de brigadas e equipes de venda.

Douglas Marques Evengelista
Sommelier de Cervejas. (Graduado em Arquivologia/UnB)

Beer Sommelier Senac/Doemens Akademie e ICB/ABS/ASI. Tecnologia Cervejeira Avançada Vassouras-RJ. Prof. Consultor Senac Gastronomia.

 

Adriano B Mendonca
Médico

Beersommelier formado pela ABS e juiz BJCP

Yuri Santos
Gerente, Sommelier de Cerveja

Sommelier de Cerveja certificado por ICB/ABS/ASI
Mestre em Estilos certificado pelo ICB
Gerente na Vale do Lúpulo Brew Shop
Consultor para bares e restaurantes assim como cervejarias artesanais
Juiz em concursos homologados pelo BJCP

Tatiana Rotolo
Professora

Cervejeira caseira, sommelier de cervejas e juíza do BJCP

 

Diego Salem
Publicitário

Redator publicitário no mundo das cervejas especiais de 1998, diretor da Eufrates Cervejas Especiais, sommerlier de cervejas pelo ICB.

Adriano Miranda
Cirurgião-dentista

Cervejeiro caseiro desde 2011, sócio da Cervejaria Raffe, Biersommelier DoemensAcademy, Juiz BJCP, Diretoria ABRACERVA 2017-2019

André Tochetto
Engenheiro

Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Instrutor em cursos sobre produção e estilos de cerveja.

 

Taiga Cazarine
Sommelier

Beer Huntress na Beer.com.br – maior ecommerce de cervejas do Brasil. Sommelière de Cervejas pela Doemens Akademie e Science of Beer, Mestre em Estilos pelo ICB, Juíza BJCP, Tecnóloga em Produção pelo SENAI. Já atuou nas áreas de jornalismo cervejeiro, educação, curadoria, gestão de bares com foco em artesanais e julgamento em Concursos.

Chiara Rêgo Barros
Engenheira Química

Engenheira Química formada pela UFPE, pós graduada em Biotecnologia e Bioprocessos pela UEM e em Gestão da Qualidade e Produtividade pela UPE. Cervejeira pelo SENAI Vassouras também com certificação Alemã pela Câmara de Indústria e Comércio da Baviera. Bier Sommelière pela ESCM/ Doemens Akademie.
É Cervejeira há quase 14 anos, sendo aproximadamente 11 deles como Cervejeira em duas grandes indústrias. Professora de Tecnologia Cervejeira pelo SENAI e Brau Akademie e sócio-proprietária e consultora do Instituto Ceres de Educação Cervejeira.
Coautora dos livros Análise Sensorial para Cervejas e Malte: essência da cerveja.

Daniel Lell Natal
Empresário

Farmacêutico e Bioquímico, Sommelier Doemens Akademy, Master em estilos ESCM, Mestre Cervejeiro da Russian Bear Cervejaria, Membro do Musée Bruxelois de la Gueuze, Bruxelas Bélgica e professor da Brauhaus Escola da Cerveja.

 

Gustavo Renha
Sommelier de Cervejas/Consultor

Gustavo Renha é Sommelier de Cervejas formado pela ABS-SP, em Administração dos Negócios da Cerveja pela FGV-SP, Mestre em Estilos de Cervejas e Avaliação pela Siebel Institute (EUA) e também Especialista em Harmonizações pelo ICB-SP.
Consultor de bares e restaurantes, também é apresentador do Boteco do Renha (Rádio Rio FM 102.9), colunista de guias de gastronomia, produtor de eventos cervejeiros, consultor, diretor da Beer Break, júri de concursos nacionais/internacionais e palestrante sobre o tema.

Victor Pereira Marinho
Cervejeiro

Victor Pereira Marinho: É Diretor Industrial da Cervejaria Dádiva, responsável por toda a produção da fábrica, e pela criação e execução das cervejas da marca desde 2014. É cervejeiro caseiro desde 2009, quando o mercado de cervejas artesanais começou a nascer no Brasil, e sommelier de cervejas, mestre em estilos e cervejeiro formado pelo Instituto da Cerveja Brasil. Já prestou consultoria para cervejarias como Júpiter, Dogma e Urbana, entre muitas outras.

Fabian Lara
Cervejeiro

Posee estudios de Licenciatura en Física en la Pontificia Universidad Católica de Chile y de Ingeniería Física en la Universidad Nacional Andrés Bello. Desarrollo estudios universitarios de cervecería, siendo parte del curso de cervecería de la Pontificia Universidad Católica, de la cual al año siguiente fue su ayudante. Miembro activo del Beer Judge Certification Program (BJCP) con rango National. Ha participado como juez en 23 competencias cerveceras en 8 países diferentes de toda América. Cofundador de la “Copa Latinoamericana de Cervezas Artesanales” y de la “Academia Cervecera de Análisis Sensorial”. Cofundador y uno de los cerveceros de Knock Out Brewery. Ganador de medalla de plata, Copa Vendimia Cervezas UC 2016, en estilo “Göse”.

Paulo Schiavetto
Cervejeiro

Engenheiro de Produção pela USP e mestre-cervejeiro formado em Louvain-la-Neuve, Bélgica, em 1995.
Grande experiência em cervejaria, nas área de qualidade, produtividade, desenvolvimento de produtos (Schiaveto Consultoria), projeto e engenharia de equipamentos (NKA Schiaveto).
Professor da Escola Superior de Cervejaria e Malte, em Blumenau, SC

Bárbara Soares
Sommeliére e Personal Chef

Beer Sommelière – Instituto da Cerveja Brasil / ABS-SP & ASI; Wine Sommelière – International Sommelier Guild; Especialista em harmonizações atuando na Gastronomia há 6 anos; Ministra diversos cursos relacionados às bebidas; Desde 2017 avaliando vários concursos cervejeiros locais, recentemente foi uma das juradas da 4a Copa Piribier /Goiás. Associada Acerva Candanga e Abracerva.

Felipe Batista
Cervejeiro

Juiz BJCP, Sommelier de cervejas Doemens

Felipe Cobucci
Cervejeiro

Felipe Cobucci formado como Técnico Cervejeiro pelo SENAI-Vassouras, Sommelier de cervejas Doemens/Siebel Institute of Techonology (Chicago – USA)
Juiz BJCP – Recognized. Cicerone – Certified Beer Server. Participou como juiz em diversos concursos de cerveja nacional e internacional.
Atua como cervejeiro e consultor para micro cervejarias, realizando também diferentes cursos e palestras para cervejeiros caseiros.

Fernanda Meybom
Engenheira química

Engenheira Química pela UFSC. Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos, Avaliação e Harmonização de Cervejas pelo Siebel Institute of Technology de Chicago –
EUA. Especialista em Docência no Ensino Superior, ULBRA/RS. Assessora Técnica do CREA-SC na área de ensino e atribuição profissional das Engenharias.
Atua como sommelière em consultorias, palestras, cursos de degustação e harmonização. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte. Colunista online da Revista da Cerveja. Jurada em concursos nacionais e internacionais de cerveja.

Anderson machado
Sommelier de cervejas

Empresário, Sommelier de cervejas, Jurado de concursos nacionais e cervejeiro caseiro. Desde 2013 atuando em educação cervejeira, ministrando cursos e eventos corporativos pelo Brasil. Consultor em bares, restaurantes, cervejarias, importadoras e distribuidoras, treinamento de brigada e serviço.

Daiane Colla
jornalista

Daiane Colla é Jornalista, Sommelière de Cerveja, Mestre em Estilos, Avaliação e Harmonização pelo Siebel Institute of Technology e BJCP Certified Beer Judge. É professora da Escola da Cerveja e colunista da Revista da Cerveja e do blog sobre charutos Casa off Cuba. É embaixadora do Brussels Beer Challenge e The Brewers of Europe Forum para o Brasil, atuando também como juíza em competições nacionais e internacionais de cerveja.

Roberto Fonseca
Jornalista

Roberto Fonseca, o Bob, é jornalista e tem 41 anos. Escreve sobre cervejas desde 2006, e já produziu textos para o caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, para a o site da Revista Veja e atualmente é colunista da Revista Menu.

Letícia Gobett
Bióloga

Formada em Ciências Biológicas pela USP de Ribeirão Preto, com Mestrado em Biologia Molecular. Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie, concluindo Master em Estilos pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Atuou como sommelier e representante comercial da Cervejaria Bamberg na região metropolitana de Campinas – SP.

GABRIELA MÜLLER
Empreendedora

“Gabriela Müller é Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcoólica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas.Produz cerveja em casa desde 2011. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

Alexandre Madrid
Advogado

“Sommerlier de Cervejas pela ESCM/Doemens, Mestre em Estilos – ICB, Cervejeiro Caseiro desde 2010, Pós-Graduação em Processos de Gestão Cervejeiros pela Fameblu – Blumenau, Técnico em Gastronomia – Furb e Juiz em concursos homologados pelo BJCP

Bianca Barbarini
Controle de Qualidade e Processos

Graduada em Química pela Universidade de São Paulo, Cervejeira, Sommelier e ex coordenadora do Science of Beer Institute em Ribeirão Preto, trabalha com cervejas desde 2013, atualmente responsável pela qualidade da StartUp Brewing Co, cervejaria localizada em Itupeva.

carlos vitor muller
Servidor Público

Engenheiro Agrônomo, Mestre cervejeiro formado pelo VLB-Berlin, Juiz BJCP, Mestre em Tecnologia Química e Biológica

FERNANDA BRESSIANI
Arquiteta e Sommelière de Cervejas

Sommelière de Cervejas pela Doemens Academy e ESCM, cursando Mestre em Estilos pela ESCM. Responsável pela criação, coordenação e execução de eventos na área cervejeira. Treinamento de staff de bares, restaurantes e hotéis, criação de projetos arquitetônicos de brewpubs e bares. Sócia- diretora da coöl experiências cervejeiras. Participação na execução do Concurso Brasileiro da Cerveja – Blumenau/SC.

Alfredo Luís Barcelos Ferreira
Mestre Cervejeiro

“Sócio diretor do Instituto da Cerveja
Químico: UNICAMP
MBA Gestão Empresarial – FGV
Mestre Cervejeiro:Doemens
Academy (Alemanha)
20 anos de experiência: Produção, R&D, e
Qualidade em cervejarias.
Headbrewmaster do Grupo Brasil-Kirin
Ger. Qualidade e Des. Tecnológico Heineken
Degustador Oficial do “World
Beer Cup” (EUA) e do “European
Beer Star” (Alemanha)

henrique cruz
Empresário - Sommelier de Cervejas

Coordenador e Professor nos cursos de Cerveja na Universidade Positivo, Sócio e Sommelier nas empresas Confrades Beer Club e Hump Beer, Pós Graduado em Gestão e Tecnologia da Cerveja na Universidade Positivo, Juiz BJCP rank Certified e Certificado Beer Server pelo Cicerone.

André Leme Cancegliero
cervejeiro

Sommelier pela Doemens
Mestre em estilos pela Siebel
Cervejeiro da Cervejaria Urbana
Jurado nas competições
South Beer Cup 2012, Copa Latam, entre outras.

Rodrigo Campos Oliveira
Cervejeiro cigano

Sócio e cervejeiro da cervejaria cigana Bold Brewing, cervejeiro caseiro desde 2011, ex presidente e fundador da ACervA Cearense, Panela de Ouro no Nacional das Acervas de 2017, Best of Show da Copa Sul Americana de Homebrewers de 2017.

Thiago Otero Galbeno
Empreendedor e Cervejeiro

Cervejeiro graduado pela Brewlab, Sunderland, UK.
Certificado pelo Institute of Brewing and Distilling of London, UK.
Cervejeiro caseiro há 7 anos.
Cervejeiro e co-fundador da Perro Libre.

Marina Pascholati
Engenheira agrônoma e Cervejeira

Engenheira agrônoma formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), técnica em alimentos pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULMINAS) e sommelière de cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Possui experiência de quatro anos em cervejaria, tendo atuado principalmente na área de produção e também em controle de qualidade. Atualmente é cervejeira na Goose Island, em São Paulo.

Conrado Mioni
CERVEJEIRO TECNICO

Consultor Técnico Cervejeiro nas áreas de Produção e Desenvolvimento de Produto , é formado em Gestão Ambiental (FAETEC-SP), Sommelier de Cervejas pelo Senac/Doemens, Avançado em Tecnologia Cervejeira pelo ICB-TUM Weihenstephan e Juiz BJCP Certified.

Richard Westphal Brighenti
Cervejeiro e Sommelier

Cervejeiro e Sommelier de Cervejas. Professor SENAI, ESCM, UNISUL.

Emmanuel Nascimento Lima de Sousa
Militar

Cervejeiro Artesanal, Sommelier de Cervejas

Taís Suhre
Biotecnologista

Biotecnologista Molecular formada pela UFRGS, possui treinamento sensorial pelo Seibel Institute of Technology, juíza certificada BJCP, sommelière de cervejas e especialista em tecnologia cervejeira pelo ICB. No mercado cervejeiro já trabalhou nas cervejarias Babel e Zapata, além de ministrar diversos cursos na área de análise sensorial e microbiologia cervejeira. Atualmente faz mestrado no programa de pós-graduação em ciência e tecnologia de alimentos da UFRGS.

Fernando Fernandes Chaves
Cervejeiro

Formado em Ciência da Computação pela USP, pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte e Sommelier de Cervejas pela Doemens. Finalista no II Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas de 2015 e participante do V Campeonato Mundial. Professor do curso de Sommelier de Cervejas do SENAC-CE.

Rosaria Penz PAcheco
Sommeliere

Sommelière de cervejas formada pelo SENAC/Doemens e Instituto da Cerveja e sócia proprietária do Penz Bier Das Haus, bar de cervejas artesanais que existiu em Porto Alegre. Também é cervejeira caseira , técnica cervejeira pelo SENAI e juíza certificada pelo BJCP.

SADY HOMRICH JUNIOR
MUSICO/ENG. QUÍMICO

Baterista da Banda Nenhum de Nós, Engenheiro Químico e  homebrewer desde 1983. Jurado de concursos cervejeiros: Concurso Brasileiro de Cervejas, Copa Cervejas POA e Mondial de la Bière, entre outros. Membro do conselho editorial da Revista da Cerveja, assinando a coluna “”Palavra de Burgomestre””, consultor cervejeiro da plataforma Os Destemperados e jurado do “”reality show”” Mestre Cervejeiro Eisenbahn, que começa a gravar a 2a. temporada a ser veiculado no Multishow a partir do final de agosto/18.”

Rene Aduan Junior
biologo e sommelier

René Aduan Jr. é formado biólogo pela Universidade São Camilo e gastrônomo pela Universidade Anhembi Morumbi, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers (AIS) e Sommelier de Cerveja pela Instituição Doemens/Senac e Associação Brasileira de Sommelier (AIS). Também é formado como técnico aplicado a micro cervejarias pela VLB- Berlin.
Estagiou e trabalhou em cervejarias e vinícolas na Alemanha, Argentina, França, Hungria e República Tcheca. É membro do BJCP desde 2011, instituição internacional que certifica juízes para competições cervejeiras (habilitado juiz para cerveja e hidromel), membro do BA desde 2013 e juiz no Word Beer Cup desde 2014. É chairmenber Brasil do Word Beer Awards, responsável pela organização da competição no Brasil.
Trabalha na área da gastronomia há mais de 15 anos, com foco em engenharia de cardápio e harmonização. É dono e chef da Alma Rustica Gastronomia, onde se dedica a produtos de charcutaria e defumados.

Humberto Fröhlich
Engenheiro Eletricista / Cervejeiro

“Humberto Fröhlich
Juiz BJCP nível National
Cervejeiro-chefe e proprietário da cervejaria Babel
Engenheiro Eletricista
Humberto Fröhlich é cervejeiro desde 2005, mas a tradição já corre no seu sangue há mais tempo: Sua família tinha uma antiga cervejaria na colônia alemã, no interior do Rio Grande do Sul. Humberto coordenou a tradução dos documentos do BJCP (Beer Judge Certification Program) para o português, incluindo as Diretrizes de Estilos 2008. Contribui regularmente com o BJCP como proctor em exames para juízes e auxiliando em assuntos relativos ao Brasil. Desde 2013 comanda a cervejaria Babel, com diversas cervejas premiadas no Brasil e no exterior. Em 2014, foi o primeiro juiz de cerveja brasileiro a atingir o nível National. Já julgou cervejas em mais de 20 competições no Brasil e no exterior.

Mauro Manzali Bonaccorsi
Gestor Ambiental

“Gestor Ambiental, Juiz Certified BJCP, Beer Sommelier formado pela Doemens/SENAC-SP em 2014. Homebrewer, Professor do Curso de Sommelier de Cervejas do SENAC Ceará

KELVIN AZEVEDO DE FIGUEIREDO
MESTRE CERVEJEIRO E ANALISTA DE SISTEMA E SUPORTE

Analista de Sistema e suporte , Mestre Cervejeiro da Cervejaria Loba, Homebrew, Presidente da ACervA Brasil (federação), dois mandatos como Presidente da ACervA Mineira, Co-fundador do Instituto Mineiro da Cerveja (IMC). Pós-Graduado em Tecnologia Cervejeira pela UNIBH (Lato Sensu). Juiz Certified BJCP.

RONALDO MORADO
EMPRESARIO

Autor do livro larousse da cerveja. Ex-presidente da cervejaria colorado. Consultor de negócios e gestão. Palestrante sobre cultura cervejeira.

Frederico Ming
Especialista em Cerveja

Fundador da Cerveja Capitu, é juiz BJCP e tem participado há 9 anos do movimento da Cerveja Artesanal. Tendo origem no movimento da cerveja caseira onde participou ativamente da Acerva SP, evoluiu para empreededor e especialista em cerveja no meio das Cervejas Artesanais.

Alberto Nascimento
Sommelier de Cervejas

Sommelier de Cervejas responsável pela linha da Cerveja Colombina, e um dos pioneiros no mercado do Centro Oeste.

BERNARDO LEPIKSON
Cervejeiro

Cervejeiro e proprietário da Cervejaria 2 de Julho, Juiz BJCP, Bier Sommelier, fundador e ex-Presidente da ACervA Baiana. Atua no mercado de cerveja artesanal há dez anos como cervejeiro e professor em cursos para homebrews. Hoje atua com consultoria para pequenas cervejarias na Brew Care.

Patrick Zanello
Mestre Cervejeiro

“Biólogo formado pela USP – Ribeirão Preto
Mestre Cervejeiro formado pelos Institutos Siebel em Chicago e pelo Doemens Akademie em Munique
Cervejeiro caseiro desde 2006
Juíz BJCP certificado, com experiências em diversos concursos nacionais e internacionais
Mestre cervejeiro pela Cervejeria Colorado, Cervejaria Schornstein e Beltway Brewing Company.
Gerente Técnico Comercial no Brasil pela Fermentis”

Patrocinadores

 

Em Breve!